Residência de Estudantes Santa Apolónia / Pereira Miguel Arquitectos

Residência de Estudantes Santa Apolónia / Pereira Miguel Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, JanelaResidência de Estudantes Santa Apolónia / Pereira Miguel Arquitectos - Fotografia de Exterior, Banco, FachadaResidência de Estudantes Santa Apolónia / Pereira Miguel Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, JanelaResidência de Estudantes Santa Apolónia / Pereira Miguel Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, CadeiraResidência de Estudantes Santa Apolónia / Pereira Miguel Arquitectos - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos Responsáveis: Ana Abrantes
  • Equipe De Projeto: Tiago Ferreira
  • Engenharia: LNM Engenharia Civil, Sustentável
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Residência de Estudantes Santa Apolónia / Pereira Miguel Arquitectos - Fotografia de Exterior, Urbano
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto Smart Studios Santa Apolónia, consistiu numa intervenção de recuperação urbana de uma área em completo abandono junto à linha Norte do caminho de ferro, entre a estação de Santa Apolónia e Xabregas. Esta parcela tinha um uso industrial e consistia num conjunto de dois edifícios e um terreno vago onde estes se inseriam, propriedade da IP Património. A intervenção passou por converter esta área num co-living da marca Smart Studios, que oferece pequenos alojamentos em condomínio, com todas as facilidades incluídas.

Residência de Estudantes Santa Apolónia / Pereira Miguel Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Fernando Guerra | FG+SG
Residência de Estudantes Santa Apolónia / Pereira Miguel Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

O terreno ocupa uma área aproximada de 0,5ha, em forma de triângulo. Tem uma entrada generosa para a Av. infante Dom Henrique, dando acesso ainda às linhas de caminho de ferro através de uma rampa no seu interior, acesso este que tinha de ficar salvaguardado em projecto. Tratava-se de um espaço com o estigma de uma ocupação industrial obsoleta, com construções degradadas e à data sem ocupação. O projecto teve como ideia fulcral, o aproveitamento da volumetria e da localização, para trazer uma nova ocupação para a zona. Esta transformação operou-se de forma decisiva, passando toda esta área da cidade a completar a oferta habitacional a custos acessíveis e com qualidade.

Residência de Estudantes Santa Apolónia / Pereira Miguel Arquitectos - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

Em vez de se demolir e construir de novo, com custos muito elevados, tanto ambientais como temporais, económicos e sociais, optou-se por adaptar o edifício às novas vivências de co-living ou residência. Adaptaram-se as tipologias à lógica estrutural e compositiva existente, resultando por isso num ambiente diferente, inovador e criativo. Dividiram-se a meio os pés-direitos duplos, colocaram-se janelas nos vãos de tijolo de vidro, aproveitaram-se os terraços para espaços de lazer e as coberturas para os painéis solares e fotovoltaicos. Na fachada, manteve-se o ritmo dos elementos verticais, dos pilares, pilastras e frestas, abrindo de quando em vez, os novos vãos, com caixilharia de alumínio e vidro. Do velho se transformou em novo, do “terrain vague” se fez cidade. Uma nova energia faz agora renascer esta zona para o futuro.

Residência de Estudantes Santa Apolónia / Pereira Miguel Arquitectos - Fotografia de Exterior, Banco, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência de Estudantes Santa Apolónia / Pereira Miguel Arquitectos" 04 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967954/residencia-de-estudantes-santa-apolonia-pereira-miguel-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.